Investir em novos formatos e mercados foi a alternativa encontrada pelo grupo chileno Cencosud para dar consistência à sua operação no Brasil. Nos últimos cinco anos, a companhia viveu altos e baixos em seu faturamento: em 2021, 2018 e 2017 foram registradas quedas de 2,78%, 0,27% e 5,58%, respectivamente; e em 2020 e 2019, a companhia cresceu 9,36% e 0,97%, segundo dados extraídos do Ranking ABRAS. Na nova estratégia, o cash & carry deve ganhar destaque, já que o grupo anunciou, na última semana, a compra de 100% da rede Giga Atacado, que possui 10 lojas em São Paulo. A transação de R$ 500 milhões também marca a estreia da Cencosud no estado. Em comunicado ao mercado, o CEO Matías Videla afirma que “isso amplia a base de ativos em um formato que é o mais bem sucedido do país, o qual continuaremos fomentando no futuro”. Com faturamento anual acima de R$ 230 bilhões, o setor de cash & carry soma mais de 2 mil lojas pelo país, de acordo com a ABAAS.

Grupo Traça Caminho para o Digital
  Em seu site, o Giga Atacado informa que encerrou sua operação de e-commerce, que disponibilizava os serviços de entrega e clique & retire. Em paralelo, a Cencosud reforça sua aposta na venda digital com a Spid, lançada em 2021. A bandeira, que inicialmente era focada apenas no delivery, ganhou um novo modelo de operação neste ano, conciliando as entregas com o atendimento na loja física. São seis unidades em funcionamento, todas localizadas no Rio de Janeiro (RJ), com previsão de expansão para 2022. Ao todo, o grupo tem 350 lojas em oito estados, entre bandeiras varejistas e de cash & carry.

Fonte: https://www.gironews.com/

Matéria adaptada do portal: https://www.gironews.com/supermercado/cencosud-muda-a-rota-68192/ Por : Bruna Soares

Foto:   https://br.freepik.com/fotos-gratis/supermercado-de-borrao-abstrata-em-loja-de-departamento_3983844.htm#query=super%20mercado&position=8&from_view=search