Algumas empresas aumentaram seu valor na pandemia. Outras, perderam. É importante saber qual o ganho ou qual a perda nesse momento? A resposta é não. Mas é importante saber como recuperar o valor perdido ou como otimizar o ganho. Esse é o caminho elementar nessa pandemia.

O Valuation é um indicativo seguro por onde começar e saber se o esforço de recuperação é muito grande que talvez valha a pena pensar em uma aliança estratégica com um concorrente ou mesmo vender a companhia.

A avaliação de empresas é uma informação indispensável para gestores e sócios, não para simplesmente saber o valor do negócio vale hoje, mas sim o quanto ele valerá amanhã, se a estratégia definida pelos sócios for implementada.

Com base na análise de dados sobre fatores macroeconômicos, setoriais, características do negócio, entre outros, é possível identificar aqueles que agregam valor ao negócio e dados sobre o mercado no médio prazo, que podem auxiliar em um possível direcionamento estratégico.

O padrão de LAUDO DE VALUATION sugerido pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, utilizando metodologias reconhecidas de análises, como:

  • método de fluxo de caixa descontado,
  • múltiplos de mercado ou de transações precedentes
  • patrimonial e descontinuidade operacional.

Através de:

  • Assessoria no planejamento estratégico para definição da evolução de receitas futuras
  • Projeção do fluxo de caixa descontado para o acionista e empresa
  • Avaliação relativa de empresas comparáveis (múltiplos de transações ou empresas de capital aberto)
  • Teste de Impairment
  • Laudo para alocação do ágio de compra (PPA)
  • Mensuração do custo de oportunidade e taxas de retorno
  • Elaboração de laudo para fins estratégicos (fusões e aquisições, dissolução de sociedade, recuperação judicial etc.

Por: Profiting Consulting

Matéria adaptada do portal: https://www.biznews.com.br/

Para ver a matéria na integra: https://www.biznews.com.br/avaliacao-de-empresas/