Não é de hoje que o agronegócio se profissionalizou e é uma das mais importantes atividades que contribuem para o PIB brasileiro.

Por isso o Valuation pode ajudar a aumentar o valor e a lucratividade da empresa do setor agrícola, ou mesmo prepará-la para oportunidades de fusão e aquisição entre outros benefícios.

Valuation para o agro

Se você está inserido na cadeia do agronegócio, uma avaliação será útil para entender o quanto vale sua empresa nesse segmento, que cresce a passos largos, principalmente se atuar como;

Indústria de equipamentos

Indústria ou distribuidor de insumos agrícolas e fertilizantes;

Negócios que envolvam logística, armazenamento, transporte e comercialização de bens agropecuários;

Comercialização de máquinas implementos

Gestão e Governança Corporativa:

Termo muito usado em empresas de outros setores econômicos, engana-se que uma boa gestão e governança corporativa em uma empresa do agro, não sejam diferenciais de valor.

Muitas organizações no agro são familiares e as que adotaram estratégias de gestão e governança corporativa, com certeza operam de forma mais ágil, confiável e lucrativa.

Essas práticas mostram ao mercado que a empresa não é apenas organizada e de visão, mas também equilibrada e transparente em suas relações, principalmente no que tange na manualização de processos, pois o mercado tem a certeza de que as gerações sucessoras estão sendo preparadas para um futuro promissor.

Portanto, o percurso para o cálculo do valor da empresa abre caminho não só para as operações de fusão e aquisição, mas também para uma revisão completa de sua estratégia como business.

Com os números claros de quanto vale a operação e seus ativos (tangíveis e intangíveis), somados ao VAP (valor de Mercado Futuro) , os dirigentes dessa empresa poderão aprimorar processos, melhorar a gestão e aumentar o valor dos investimentos que visam lucratividade.

Acordo de Sócios e Sucessão Empresarial:

Outra função importante do Valuation, vem no auxílio em casos de separação societária, divisão de herança e construção de estrutural legais para herdeiros, onde de forma técnica todos estejam protegidos e pagando menos impostos.

Poder de negociação:

Saber o valor real da operação e seus ativos, aumenta muito o poder de negociação de benefícios junto a instituições bancárias, seguros empresariais e relação com outras empresas na constituição de consórcios ou empresas para outros fins específicos.

Com certeza esse post fez você ver por outro ângulo o quanto vale uma empresa, não é mesmo? [RE] Pense.

Matéria adaptada do portal: https://advocaciacorporativa.com/

Para ver a matéria na íntegra acesse o link: https://advocaciacorporativa.com/gestao-patrimonial-no-agronegocio/