Independente do tamanho de sua empresa, uma boa gestão empresarial é fundamental para o empresário não tomar decisões equivocadas.

Pois o eficiente e eficaz  gerenciamento de pessoas, processos e sistemas, visam a busca de melhoria contínua nos resultados da empresa , a posicionando melhor no mercado que atua.

Decisões corporativas de qualidade devem ser baseadas em informações seguras e acuradas, pois ter segurança e assertividade na condução das mais diversas situações do cotidiano do empresário, são chaves para o sucesso do empreendimento.

Vale lembrar que todos os procedimentos relativos ao processo decisório devem ser documentados e são essenciais para a gestão, desde ações que possam vir a impactar pessoas até os aspectos que envolvem segurança da informação, sigilo e confidencialidade.

Abaixo seguem 06 dicas para uma boa gestão empresarial:

1. Conheça o seu negócio

  • Avalie periodicamente de onde você veio e para onde você quer ir. Mapeie seu mercado, veja o que seus concorrentes fazem de diferente e por qual motivo os seus clientes compram (ou não) de sua empresa. Um planejamento estratégico seguido de um business plan serão de grande valia.

2. Tenha um bom time

  • A montagem de uma boa equipe é essencial para a boa gestão.  Não necessariamente seus colaboradores devem estar alinhados com os objetivos de sua empresa, mas também seus parceiros que prestam serviços de advocacia, contabilidade, BPO financeiro, marketing entre outros, pois eles também fazem parte do time.

3. Seja bom no que faz

  • Administrar uma empresa não é tarefa fácil, mas também não é tarefa impossível. Independentemente do porte da empresa, mantenha as suas obrigações em dia, tenha envolvimento cordial com todos os atores de seu negócio (fornecedores, clientes e funcionários)e de autonomia a sua equipe, ouça o que eles tem a dizer, vai se surpreender com tantas soluções que moram dentro da sua empresa e você não sabia.

4. Controle o financeiro

  • Essa função pode ser interna ou terceirizada ( BPO financeiro), porém independente do modelo que vai adotar, mantenha um rigoroso controle sobre as finanças e nunca misture a sua vida financeira pessoal com a sua vida financeira empresarial.

5. Seja notado e inovador

  • Internamente e externamente você deve ser notado, para isso tenha uma comunicação direta e clara. Não se trata apenas de marketing mas também na gestão de pessoas a comunicação é fundamental. Ter claras as prioridades e metas, com avaliações constantes é  uma prática e que traz retorno imediato no sucesso da empresa. Antecipe, dentro do possível, e lance produtos e serviços inovadores. Fique atento aos avanços tecnológicos.

6. Seja um bom negociador e use da tecnologia a seu favor

  • Um bom negociador é aquele que conduz uma negociação onde todos saem satisfeitos com os acordos. Se não for assim essa relação irá se deteriorar. Utilize da tecnologia da informação para otimizar, controlar e facilitar as decisões e negociações em sua empresa, em tempos de pandemia, as tecnologias nunca estiveram tão disponíveis como agora, aproveite. [RE] pense.  

Matéria adaptada do portal: https://advocaciacorporativa.com/

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