A governança corporativa é um conjunto de práticas que busca alinhar os interesses da administração da empresa aos objetivos dos sócios ou acionsitas.

 É muito importante entender que não é somente para empresas S.A. ou de grande porte. Uma média empresa e principalmente uma empresa familiar pode se beneficiar muito da implantação de um sistema de Governança Corporativa.

O sistema de governança corporativa serve para viabilizar a convivência em harmonia entre o capital, a gestão, a família.

As melhores práticas de governança corporativa são sempre pautadas pelos princípios da, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade.

Diga-se por oportuno que o compliance consolida a aplicação de valores e princípios exercitados diariamente por sócios, administradores, executivos, funcionários e terceiros.

Por isso, as melhores estratégias de governança corporativa seguem estes princípios e como gostamos de citar as 8 boas práticas que apresentaremos para você de forma modular, nos post de nossas redes sociais.

Os 4 princípios fundamentais da Governança são:

  • Equidade;
  • Prestação de contas;
  • Transparência;
  • Responsabilidade corporativa.

Nesse post veremos sobre Equidade e Prestação de contas.

1. Equidade

É o tratamento igualitário entre todos os sócios e demais partes interessadas. Consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça. Pode-se dizer, então, que a equidade adapta a regra a um caso específico, a fim de deixá-la mais justa. Ela é uma forma de se aplicar o direito, mas sendo o mais próximo possível do justo para as duas partes.

2. Prestação de contas (accountability)

Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

Continua no próximo post! [RE]pense.

Matéria adaptada do portal: https://advocaciacorporativa.com/ 

Para ver a matéria na íntegra acesse o link: https://advocaciacorporativa.com/o-que-e-governanca-corporativa-parte-01/