Atualmente só 12% das empresas familiares chegam à terceira geração e 1% à quinta e que no Brasil segundo o IBGE, mais de 90% das empresas são familiares.
Mas você sabia que 41% das empresas familiares planejam passar a gestão do negócio para a próxima geração? Sim, esse foi um levantamento feito pela PwC que denota a preocupação dos fundadores de empresas familiares em perpetuar o negócio dentro da família.
Mas capacitar os familiares é um desafio, não só pelo legado de provar capacidade para pais ou tios, mas também entender se atuar na empresa é o futuro que os herdeiros querem.
Independente de laços de sangue, conduzir e gerenciar uma empresa familiar requer profissionalização, para tornar os gestores capazes. Com o avanço das áreas de TI e Finanças, ficou mais fácil obter informações que ajudam nesse preparo.
Fatores como lucratividade e competitividade podem ser medidos quase me tempo real e quando existe uma gestão estratégia implantada, fica mais fácil capacitar os herdeiros ou indicados para esta gestão, evitando assim conflitos familiares e organizacionais.
Relação de confiança
Inicialmente para os proprietários de qualquer empresa, as pessoas que são confiáveis sempre serão primeiramente pautadas nessa operação, porém será que possuem a expertise necessária para conduzir a gestão de uma empresa familiar?
Claro que valores como confiança são indispensáveis nessa escolha, mas ter as habilidades corretas e sempre aprimorar os conhecimentos são indispensáveis para o futuro da organização.
Quando uma empresa investe na sucessão familiar e na profissionalização da equipe, automaticamente investe no desenvolvimento de talentos dos profissionais (ou familiares) envolvidos no processo, tornando-os mais eficientes e eficazes.
A somatória de eficiência e eficácia resultam profissionais competitivos e talentoso, que são indispensáveis para a perpetuidade de qualquer negócio. [RE] pense.
Matéria adaptada do portal: https://advocaciacorporativa.com/
Para ver a matéria na íntegra acesse o link: https://advocaciacorporativa.com/profissionalizacao-da-familia-empresaria/